Como fazer forma de gesso

O gesso é um material muito fácil de ser utilizado e bastante útil para a confecção de peças varidas. Nesse passo-a-passo mostrarei como fazer uma forma de gesso. Eu utilizo esse tipo de forma para trabalhos em Papietagem.

Para que a péça seja 100% original é necessário fazer a matriz, ou seja, a peça que dará origem à forma. Também conhecida como positivo. Com o positivo faremos a forma, ou melhor: negativo.


Para esse trabalho utilizaremos gesso, moldura de madeira (confeccionada especialmente para a peça), matriz de argila, azulejo grande, água e estecas.


1º Passo

Confeccione a matriz em argila. Utilize estecas apropriadas para o trabalho em argila. Nesse exemplo, confeccionei uma meia lua. É muito importante que o modelo não tenha negativos, ou melhor, dobras que adentram a peça, como buracos de nariz ou das orelhas.


Utilize ferramentas adequadas para esse trabalho. Desenvolva a peça sobre um azulejo.



Veja como ficou o meu modelo, ou matriz.


2º Passo
Posicione a moldura de modo e o modelo fique no centro. É importante que a matriz não encoste em nenhuma das laterais da moldura. Perceba que a moldura que utilizo é alta, sua altura deve ser superior à da matriz, em pelo menso 3 centímetros. Não é necessário aguardar que a modelagem em argila seque, recomendamos que a forma seja desenvolvida enquanto a matriz ainda não está seca.



Confira como ficará o posicionamento da peça com relação à sua moldura. É fundamental que a base de todo o trabalho seja extremamente plana.





3º Passo
Vede todo o contorno da moldura com a argila, é importante vedar também as parte onde se encontram o azulejo e a madeira.



Qualquer falha nessa parte do trabalho comprometerá toda a confecção da forma.



4º Passo
Com a moldura pronta, iremos à preparação do gesso. É importante lembrar que para cada quilo de gesso utilizaremos 750 Ml de água.



Como trabalho com papietagem há algum tempo, costumo tingir as formas para que fique mais fácil diferenciar uma da outra em meu depósito. Para o tingimento utilizamos pigmenbtos comuns, como o popular Xadrez, misturado à água.




Minha matriz é grande, portanto utilizarei cerca de 5 quilos de gesso. É importante analisar o trabalho e misturar a quantidade suficiente para cobrir toda a peça. Lembre-se, é melhor sobrar do que faltar, alguns processos são irreversíveis, nesse passo a passo, na maioria dos casos perdemos a matriz.




5º Passo
Misture o gesso e a água. ele costuma empelotar, portanto, faça esse processo passando a colher em várias direções, cheque a mistura com atenção, se necessário utilize as mãos. O gesso seca rápido, ele estará pronto para a aplicação quando  ficar levemente pastoso




6º Passo
Quando o gesso atingir o ponto, despeje-o dentro da moldura. Tenha cuidado para não desfigurar a matriz. Não faça o despejo diretamente sobre o modelo.

ATENÇÃO ANTES DE JOGAR O GESSO PASSAR UM DESMOLDANTE NA PEÇA QUAL SEJA ELA 
O DESMOLDANTE SERIA VASELINA SOLIDA PODE SER ENCONTRADA EM FARMÁCIAS.






Cubra todo o modelo com o gesso.




7º Passo
Agurde a secagem do gesso por aproximadamente 1 hora. Após esse período, vamos desenformar a peça. Coloque a moldura na vertical e inicie o processo soltando o azulejo.




Se necessário utilize uma espátula. Tenha cuidado nessa fase do processo. Qualquer erro pode afetar a integridade da forma.




Confira a peça desenformada. O modelo saiu quase que inteiro, isso é raro, geralmente é necessário soltar pedaços de dentro da forma, manualmente e com estecas.




A forma está pronta, mas ainda é necessário a limpeza e a soltura da moldura.




Inicie a limpeza tirando a argila que ainda está na forma. Em alguns pontos utilize espátula.




Para soltar a moldura utilize um formão.









Limpe a área interna do molde com um pano levemente úmido.

o MESMO MÉTODO SERVE PARA SILICONE SO TROCAR O GESSO POR SILICONE
  

फोंट पंो हिप्पी 


1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem